MOBILIDADE BRACOL

Jéssica Rocha

"Sou Jéssica Rocha, estudante de Letras Português e Inglês da FURG. No semestre 2019/1, eu tive a oportunidade de participar de mobilidade acadêmica pelo Programa Brasil-Colômbia (BRACOL). Meu destino foi Cali, no Valle del Cauca, na Colômbia, onde estive por 5 meses.

Um dos lugares que mais me agradou na cidade foi a Universidade de San Buenaventura, na qual estudei, bem estruturada e muito arborizada. Adorava passar as tardes sentada perto do lago enorme que há no meio da universidade ou entre alguma das dezenas de árvores que a cercam. Até mesmo jogar xadrez, a UBS Cali oferece um tamanho gigante que fica ao lado da biblioteca, lugar no qual realizava parte dos meus trabalhos e leituras.

 

Imagem 1 - Universidad de San Buenaventura 

Tanto dentro quanto fora da universidade, conheci pessoas que me apoiaram muito. No lugar onde vivi, ganhei uma nova família, inclusive tinha uma avó e um irmãozinho. A estadia com eles me ofereceu momentos alegres inesquecíveis.

Conheci grande parte da cidade, praças, museu e outros pontos turísticos. Tive a oportunidade até de assistir à jogos de grandes times nacionais. Durante meu tempo lá, pude viajar muito por vários lugares da Colômbia, conhecendo desde a Costa Atlântica (Cartagena, Santa Marta e Barranquilla) à Pacífica (Buenaventura), o sul do país (Pasto e Ipiales), além das cidades de Medellín e Bogotá. Fui parar até em Quito, no Equador.

Imagem 2 - Loma de la Cruz, Cali CO

A universidade também me proporcionou aprendizagem cultural. Frequentemente havia eventos no auditório da universidade. Pude assistir a apresentações musicais e teatrais, formaturas e show de talentos, inclusive participar de um bingo.

 

Imagem 3 - Festival de Música -  Auditório da Universidade de San Buenaventura

 

Pude fazer muitas cadeiras relacionadas à língua castelhana e desfrutar das aulas de dança oferecidas, nas quais pude aprender sobre os estilos musicais e bailes do país. Tive contato com professores de diferentes áreas e que me ajudaram bastante em questões que iam além da parte acadêmica. Quem ficou marcado em minha memória foi o professor James Ramirez, com o qual pude cursar duas disciplinas. Ele apoiou bastante na minha aprendizagem da fonética e fonologia espanhola e da literatura colombiana.

Na minha última semana na cidade, pude participar de um evento internacional realizado na universidade, o  III Encuentro de Investigación, Desarrollo Tecnológico e Innovación (Colombia – Ecuador). Apresentei um trabalho sobre um tópico já desenvolvido antes de ir à Colômbia. O evento foi muito enriquecedor, pois entrei em contato com pessoas de diferentes partes dos dois países e assistir a apresentações de alguns.

 

Imagem 4 - III Encuentro de Investigación, Desarrollo Tecnológico e Innovación

 

Imagem 5 - Apresentação no III Encuentro de Investigación, Desarrollo Tecnológico e Innovación

Valeram muito a pena todas as vivências que tive ao longo do semestre, positivas e negativas, pois contribuíram para formar a pessoa que sou hoje tanto no âmbito acadêmico quanto no pessoal. Por isso, acredito que todos devem ter a oportunidade de realizar um intercâmbio como esse.

Deixo os meus agradecimentos à FURG e à Reinter por ter me proporcionado essa experiência."